voo de palavras

Infinita poesia

Textos

Tudo são escolhas

Quando jogamos uma pedra em um lago, o impacto da pedra na superfície da água descarrega uma energia que vai se espalhar por todo o lago, em forma de ondas concêntricas, até as margens.

 

Em nossa vida, desde o nascimento, recebemos um lago a ser preenchido (por cada um de nós) por ondas de energia e alguns balaios cheios de pedras para atira-las à água, conforme as nossas escolhas. Esse lago recebido é imenso e as margens estão distantes entre si, dessa forma, com maior ou menor intensidade, as ondas de energia vão reverberar por muito tempo até percorrerem todo o lago.

 

As pedras que optamos por jogar e o porquê disso, está intrinsecamente relacionado com o meio social e ambiental onde vivemos. Quando se é criança, por vezes, as pedras que são lançadas, são lançadas devido a nossa incapacidade de compreensão e de escolha consciente. É necessário aqui um adendo, desde o colo materno, em nossa fase inicial dessa vida, o papel dos pais e mães é de fundamental importância na escolha das pedras.

 

O que somos em nossa vida (corpo e mente), é um acúmulo de energias que reverberam a partir de cada pedra lançada, dessa maneira, a nossa forma de ser, a nossa personalidade, os nossos medos e coragens, a nossa forma de agir, as manifestações físicas em nosso corpo, tudo é construído desde o nosso nascimento mediante a escolha das pedras.

 

Pois bem, ao longo da nossa existência nessa vida, jogamos muitas pedras em nosso lago, e dentre essas pedras, muitas causam infelicidade e continuarão causando essa dor por toda a vida, se essa onda não for cortada. É necessário eliminar a onda reverberante que faz com que o ruim perdure em nosso ser. É inquestionável que ser feliz é a melhor forma de viver!

 

Pensando nessa questão das ondas que se propagam continuamente, fica evidente que o tempo tal qual é concebido pelo senso comum não existe, pois se as ondas (provocadas por pedras lançadas) reverberam concentricamente de forma continua, o passado, o presente e o futuro se revelam como sendo um continuum e o tempo é o espaço por onde essas ondas propagam até chegarem por completo às margens do nosso lago (morte do corpo material). Desta forma, o que seria passado, está presente no momento atual e prediz com certa clareza o que seria o futuro, mas tudo, de certa forma, pode ser alterado em se tratando de ondas que estão a propagar, pois tudo está acontecendo “no agora”.

 

E o que fazer com as ondas que causam dor e sofrimento? A partir do pensamento aqui exposto, penso que para atingir a felicidade plena é necessário cessar as ondas ruins que promovem tal estado ruim. Dessa forma, a criação de barreiras para impedirem a propagação das ondas deletérias é o que há de ser feito.

Para isso, o primeiro passo é identificar as pedras que foram lançadas e que fizeram brotar ondas negativas. E então, identificadas as ondas deletérias, as barreiras adequadas devem ser construídas. Como exemplo, vícios se combate com virtudes, ódio se combate com afeto, cobiça se combate com desapego. Não é difícil descobrir quais pedras lançar no lago para fazer reverberar boas ondas de energia, o local onde estão armazenadas essas pedras é o balaio do amor. Na prática, praticar no dia a dia em nossa vida as boas ações, e trilhar a verdade como único caminho, já é um passo gigantesco para fazer cessar as ondas que roubam da nossa existência a felicidade.

 

 

 

Ton Costa
Enviado por Ton Costa em 05/07/2025


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras